Tipos de Portas & Janelas

As esquadrias de alumínio são bem conhecidas no ramo da construção, engenharia, arquitetura e até mesmo pelo consumidor final. Porém, um termo menos conhecido pelo público são os perfis de alumínio para esquadrias e as suas tipologias.

De forma bem rápida, a Esquadria é o nome dado às janelas, portas, portões, venezianas e quaisquer outras aberturas do tipo em uma construção. Este é um item relativamente custoso, mas de muita importância em uma obra.

 

Entenda um pouco mais sobre os perfis de alumínio

Os perfis de alumínio estão diretamente ligados com as esquadrias. Os perfis são peças de alumínio estruturadas em processos industriais em diversas formas para as mais diferentes aplicações. Em sua forma mais básica, o perfil é uma folha de alumínio com diferentes espessuras. A espessura determina a tipologia do perfil de alumínio, mas vamos explorar isso um pouco mais para frente.

O Alumínio é um material excelente, resistente a impactos e corrosões e bem versátil, garantindo que os perfis são eficientes em seu propósito final.

Entre as suas principais aplicações, estão o uso nas linhas de esquadrias. Estes casos são os mais explícitos o uso dos perfis de alumínio, sendo bem visíveis e fáceis de notar, muitas vezes fazendo parte da decoração.

O seu uso também é muito comum em janelas de alumínio, fachadas envidraçadas, painéis de revestimento e outras estruturas comuns no dia a dia das pessoas.

Porém, os perfis possuem uma ampla gama de utilização em diversos setores. Por exemplo, eles são bastante usados na fabricação de móveis, embalagens e na indústria em geral, geralmente com ênfase na parte estrutural.

Em diversos setores da construção civil, os perfis de alumínio também são usados para a criação de formas para paredes de concreto, vergalhões, andaimes, esquadrias de alumínio e na estrutura de telhados e forros (geralmente de PVC). A sua versatilidade e resistência permite até mesmo o uso em automóveis e outras linhas de produção.

 

As tipologias e medidas de Esquadrias e Perfis de Alumínio

Esta é uma categoria que precisa ser dividida em duas. As esquadrias de alumínio são diferentes dos perfis de alumínio.

A esquadria é tecnicamente o produto final, já industrializado e montado na obra, o perfil são as folhas de alumínio, ou peças com certos formatos usados na construção da esquadria ou de janelas.

 

A tipologia dos perfis de alumínio

Atualmente existem diversos tipos de perfis de alumínio baseados em sua espessura. Estes perfis são fornecidos por profissionais chamados de sistemistas. Eles entregam o perfil para os fabricantes de esquadrias. São os fabricantes que industrializam e instalam a peça completa no ambiente necessário.

Não é possível quantificar com exatidão todos os perfis de alumínio para esquadrias, já que diferentes sistemistas tem em sua linha própria com diferentes personalizações e peculiaridades as quais diferenciam-se no mercado.

Porém, de uma forma mais ampla e resumida, é possível afirmar que as linhas fornecidas pelos principais sistemistas consistem em espessuras de 20mm, 25mm, 30mm e em alguns casos maiores, porém, já em caráter especial ou “premium”.

Alguns dos principais exemplos de linhas mais utilizadas em nossa região:

  • ≅20mm: Linha Fit.                     ( Equivale a linha 14)
  • ≅16mm: Suprema Classic.        ( Equivale a linha 16)
  • ≅20mm: Linha Master.               ( Equivale a linha 20)
  • ≅25mm: Linha Suprema Maxx.  ( Equivale a linha 25)

Obviamente, a espessura do perfil e consequentemente a linha, está diretamente ligada com as limitações estruturais do projeto. De forma bem básica, isso quer dizer que quanto maior e mais robusta for a estrutura em que o perfil vai ser usado, maior deve ser a sua espessura.

Quanto mais robustos os perfis, maiores serão as portas e janelas. Janelas e portas mais robustas são uma das principais tendências da arquitetura e da decoração atualmente. Ou seja, logo veremos um aumento no uso dos perfis de maior espessura.

Ainda temos a questão dos vidros, pois, conforme a necessidade da obra, poderão ter vidros mais espessos e consequentemente muito mais pesados. Isso cria a necessidade de esquadrias mais encorpadas.

Vale ainda, para ter a certeza de estar adquirindo uma esquadria de qualidade, solicitar ao fabricante os Laudos de Desempenho Estrutural assim como de Estanqueidade e Penetração de Ar na Esquadria, dentre outras.

Principais tipos de esquadrias

Como informamos, as esquadrias são diferentes dos perfis de alumínio, já que elas são a estrutura completa.  De forma rápida, vamos falar sobre as principais encontradas no mercado. Confira:

  • De abrir: Este é o principal tipo de esquadria. A estrutura abre e fecha para dentro ou para fora do ambiente com o uso de dobradiças ou pivôs. Bem comum em portas.
  • De correr: Este é um estilo muito comum principalmente em janelas e nas portas de boxes de banheiro. Elas correm lateralmente a partir de um trilho no chão ou no teto.
  • Maxim-Ar: Também muito comum em banheiros, este é o tipo de janela que se abre movendo toda a sua folha para fora.
  • Basculante: Outro grande clássico dos banheiros. Ela também abre por pivôs através de uma báscula (alavanca). Geralmente ela conta com mais de três folhas de abertura.

 

Perguntas frequentes em nosso site sobre janelas ?

  • Qual a diferença de suprema para classic ?
  • Qual espessura ideal de janela de alumínio ?
  • Qual janela é a linha 20 ?
  • Qual a espessura da janela ?
  • Porque a janela fit é mais barata ?
  • Qual a diferença de janelas de vidro temperado para a de esquadrias de alumínio?

Esse antigo tem como intuito sanar todas as duvidas e esclarecer quais as diferenças de janelas de alumínio.

 

Att. Equipe Mercosul Portas & Janelas 

Sobre a loja

Encontre tudo em Portas e Janelas, aqui nós somos especialistas no assunto! · Atendemos todo Brasil. · Estamos a 09 anos no Mercado. · Loja Top 200 Loja Integrada. Venha conhecer nossa loja, garantimos a melhor negociação!

Pague com
  • Pix
  • PagHiper
Selos

Mercosul Materiais de Construção LTDA - CNPJ: 12.619.968/0001-80 © Todos os direitos reservados. 2022